Eu havia feito um pequeno estudo desta composição na semana passada e decidi executá-la em um formato maior, desta vez um vertical... queria a montanha, o Iate Clube e a ponte. Os barcos pesqueiros que ficam estacionados no quadrado da Urca seriam as estrelas. Estes velhos barcos são muito charmosos e o Corcovado é um perfeito tema de fundo para esta cena.
Após montar meu equipamento, comecei a organizar os elementos na tela procurando a melhor harmonia para as formas.
Logo eu percebi que não haveria tempo para um desenho detalhado como inicialmente me propus a fazer pois, apesar de um lindo sol nos barcos, havia uma cortina de nuvens começando a cobrir o Corcovado.

Se eu quisesse manter meu plano original teria que trabalhar bem rápido, decidi por uma abordagem mais direta, pincel e tinta, desenhando e pintando ao mesmo tempo.Ajustando formas, cores e valores. Era como se a montanha estivesse brincando de esconde- esconde, nuvens indo e vindo , desafiando minha habilidade em capturar o melhor momento para registrar na tela.
Eu sabia que não terminaria este trabalho em uma só sessão, mas fui o mais longe que pude até que a luz mudou demais. Tive sorte pois a chuva não veio.No dia seguinte, felizmente as condições meteorológicas se mantiveram iguais e embora o esconde-esconde continuasse eu pude prosseguir com minha pintura
Última pintura de 2008:Barcos Pesqueiros no quadrado da Urca - óleo sobre linho 90cm x 50 cm - Sandra Nunes


